10 práticas de marketing para o seu restaurante

Que o mercado de bares e restaurantes tem uma concorrência grande, isso todo mundo já sabe, o que nem todo mundo sabe é que algumas práticas de marketing para restaurante podem mudar a forma como seus clientes enxergam o seu negócio. E se você é do tipo que acredita que promoções desenfreadas são o único meio de obter clientes, então está na hora de conferir as dicas abaixo.

# 1. Fotos profissionais

Todo mundo conhece a expressão “comer com os olhos”, por isso investir em fotos profissionais é o primeiro passo para divulgar os seus produtos. E esse é aquele tipo de investimento que vale a pena, as imagens de um único ensaio fotografico pode ser utilizado em diversas mídias: cardápio, site, redes sociais, jornais, revistas e por aí vai.

# 2. Apareça em resultados de pesquisa local

Você já pesquisou o ramo do seu restaurante no Google? Ele apareceu na primeira página? Experimente fazer essa pesquisa (ex.: “pizzaria em Gramado”) e verifique em qual posição seu restaurante aparece. Se ele não é mencionado nem na segunda página, então você precisa de ajuda. Nesse caso, o desenvolvimento de um site mais um bom trabalho de SEO (otimização para mecanismos de busca) irá resolver o problema.

# 3. Seja parceiro de empresas com mentalidade semelhante e promovam-se mutuamente

Se o seu negócio está ligado ao ramo de alimentação saudável, por exemplo, você pode fazer parcerias com academias de atividades físicas, nutricionistas ou empresas que comercializam produtos naturais e ambos irão se beneficiar com a parceria. Procure saber quais empresas têm mentalidade semelhante à sua e se beneficie de boas oportunidades.

# 4.  Envolva-se com eventos que acontecem na sua região

Eventos de uma forma geral, ainda que não tenham ligação direta com a gastronomia, são uma ótima maneira das pessoas conhecerem seus produtos e de divulgar a sua marca. Sempre que houver a oportunidade, participe!

# 5. Configure e otimize o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para atrair novos clientes. Lá, é possível adicionar fotos, endereço e o telefone do seu estabelecimento, além de poder ser recomendado por clientes. Indispensável!

# 6. Anuncie no Facebook

Assim como o Google Meu Negócio, o Facebook é uma ótima ferramenta para atrair novos clientes e também para manter os que você já conquistou. Utilize a geolocalização e anuncie para as pessoas que estão próximas ao seu negócio. As pessoas geralmente buscam locais próximos para frequentar.

# 7. Monitore e responda os comentários

Utilize todas as ferramentas possíveis para divulgar o seu negócio, mas só o faça se você conseguir dar o suporte necessário. Por isso, sempre monitore e responda os comentários dos locais onde sua marca está presente. Uma empresa ativa consegue gerar maior engajamento por parte dos seus clientes e maior engajamento gera mais visibilidade e credibilidade.

# 8. Promova o conteúdo gerado pelo seu cliente

Existe uma grande diferença entre sua marca falar que é a melhor e o seu cliente falar isso da sua marca. Quando outras marcas ou outras pessoas falam sobre o nosso negócio, elas possuem mais credibilidade porque não estão sendo recompensadas por esse ato. Por isso, promova sempre os comentários positivos, outros potenciais clientes aceitarão melhor o depoimento de pessoas como ele.

# 9. Use o Instagram de forma eficaz

O Instagram, quando utilizado corretamente, tornar-se uma ferramenta de marketing incrível. Alimente a rede social sempre com fotos inspiradoras para o seu público, conte de onde vêm os produtos frescos utilizados nas receitas e estimule seus clientes a tirarem fotos e a compartilharem experiências.

# 10. Aplicativos de delivery

Aplicativos como Ifood podem ser grandes aliados para os pedidos delivery. Utilize o alcance desse tipo de aplicativo para aumentar o número de clientes que optam pela entrega em domicílio.

Conclusão

Essas são só algumas dicas práticas que podem ser implementadas hoje no seu restaurante. Faça um checklist com cada uma delas e execute uma a uma para obter resultados o mais rápido possível.

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Publicitário com aproximadamente 10 anos de experiência nos mercados do nordeste e do sul do Brasil.

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