Você fala logomarca?

Pode parecer besteira, mas existe grande confusão por parte das pessoas e dos próprios profissionais ligados ao design e a publicidade ao referi-se ao conjunto de letras e símbolos que popularmente muitos chamam de logomarca. Mas qual seria o correto, logo, logotipo ou logomarca?

Aqui na Uppa chamamos tudo isso de marca porque acreditamos que a ideia desse conjunto de letras, símbolos e formas é deixar uma marca nas pessoas, em um determinado lugar ou numa sociedade, também acreditamos que essas marcas (impressões) podem e devem ser extremamente positivas, por exemplo, fale da marca de motos Harley-Davidson para quem tem ou teve uma, do leite Parmalat pra uma criança da década de 90, do leite Ninho para uma mãe ou da Apple para os usuários dessa marca (principalmente designers) e aí você vai entender do que estamos falando. Todas essas pessoas foram e são impactadas (marcadas) por essas marcas que, de maneira geral, trazem boas lembranças e até mesmo satisfação de alguma forma.

E o que os acadêmicos falam?
Na verdade não existe um consenso, há quem condene e quem defenda tanto o uso do logotipo, quanto o uso da logomarca, aliás, esse último termo só existe aqui no Brasil (abrasileirou), você sabia?

Para alguns existe uma incoerência na etimologia da palavra logomarca que pode ser vista como redundante. Isso porque do grego“logos” quer dizer significado e do germânico “markas” quer dizer significado, logo logomarca quer dizer significado do significado (confuso isso, não é?).

Apesar de toda a confusão temos que admitir que independente da nomenclatura uma marca bem planejada é indispensável para qualquer empresa. E o seu desenvolvimento através de uma empresa séria e competente faz toda diferença, pois desenvolver uma marca é muito mais que organizar fontes, símbolos e cores aleatoriamente, é preciso estudo e técnica para obter resultado que realmente impacte o público para qual ela foi desenvolvida.

E como anda sua marca, qual impressão o consumidor tem tido do seu negócio, vamos conversar sobre isso?

Publicitário com aproximadamente 10 anos de experiência nos mercados do nordeste e do sul do Brasil.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart