3 dicas para um cardápio vendedor

Recentemente numa reunião com um dos nossos clientes proprietário de restaurante me foi apresentado o cardápio do estabelecimento acompanhado do pedido de avaliação. Várias coisas me chamaram atenção no simples cardápio, porém a ausência 3 itens fundamentais para um cardápio vendedor gritavam na minha cabeça, o cardápio, assim como o garçom, é uma ferramenta de venda e deve ser cuidado e aprimorado sempre.

Resolvi transformar esses 3 itens em dicas para que seu restaurante faça bonito com os clientes e fature mais e mais, acompanhe abaixo.

Não basta ser gostoso, tem que parecer gostoso

Observe com mais critério os grandes estabelecimentos como Mc Donalds, Burger King e Outback e perceba o quanto eles utilizam fotos dos seus pratos no cardápio, mesmo com o grande volume de mídia em torno dos seus produtos não abrem mão desse artifício.

A ausência de imagens que enchessem os olhos e dessem água na boca foi o primeiro ponto que observei no cardápio desse cliente. O consumidor pode até sentir desejo por um prato do cardápio ao ler sua descrição, mas nada supera uma boa foto, imagens falam mais que palavras.

Se o seu restaurante possui grande quantidade de produtos, não é necessário e nem aconselhado adicionar uma foto de cada, adicione uma por categoria ou valorize pratos mais rentáveis, por exemplo.

Atenção! Cuidado com imagens de baixa qualidade ou retiradas da internet, elas podem surtir efeito contrário ou fazer com que seu cliente se sinta enganado, obtenha ajuda profissional para extrair o melhor dos seus pratos.

Confira aqui algumas fotos que fizemos para a Mix – Saudável com Sabor.

Ovo cozido com gema mole

Seu estabelecimento possui um conceito? Por que não é aplicado ao cardápio?

Nomeie alguns pratos de modo que remetam ao conceito do restaurante e utilize descrições tão apetitosas quanto as imagens.

Um simples hambúrguer de carne bovina com queijo e salada, no Burger King vira:

Pão com gergelim, um suculento hambúrguer de pura carne bovina, duas fatias de queijo derretido, quatro fatias de picles, alface, tomate, cebola, maionese e ketchup.

No Mc Donalds vira:

Delicioso sanduíche no Pão Brioche, queijo derretido, cebola caramelizada, tomate e alface fresquinhos, bacon rústico e o molho especial mais famoso do mundo num pão tipo brioche.

Dependendo do público-alvo do seu restaurante pode ser mais convidativo anunciar Ovo Poché do que ovo cozido com gema mole.

Eu vim pra comer

Tem restaurante que parece estar mais preocupado com o preço do que com o prato, se você guia seu cliente pelos preços, você está perdendo venda, o valor dos produtos devem constar, mas são poucos os casos em que ele deve ter destaque. O melhor é guiar o consumidor por fotos e descrições apetitosas e deixar o preço como elemento secundário, sem destaque.

Outro ponto importante quando falamos em preço é ter, pelo menos, dois pratos com valor acima dos demais, essa técnica faz com que os que comparam preço ache os outros pratos baratos.

Eu preciso falar dos centavos? Esse nosso cliente não usava e sua justificativa era que atrapalhava na hora de fechar a conta: “Às vezes falta troco e é uma confusão”. Nesse sentido, vale a pena fazer um esforço a mais na hora de precificar os produtos e fazer uso dos centavos, a percepção é outra, tudo vai parecer mais barato, R$ 23,90, R$ 23,40 é mais agradável que R$ 24. No mais, deixe uma balinha no caixa para complementar o troco caso falte alguns centavos.

Bônus

Falamos algumas vezes sobre guiar o cliente e essa dica bônus deixa esse método bastante evidente. Ajude seu cliente a realizar mais rapidamente o pedido, adicione no cardápio uma categoria com o nome “Sugestão do Chef”, “Mais Pedidos” ou “Campeões de Vendas”. Como o próprio nome diz, adicione aqueles pratos que são mais apreciados pela clientela, pode adicionar também alguns pratos que tenham boa margem de lucro, mas desde que seja realmente saboroso e não engane o cliente.


Veja o cardápio do Outback.

Palavras para usar no cardápio: saboroso, delicioso, suculento, crocante, sequinho, refrescante, picante, espetacular, dourado, especial, fresco, fresquinho, derretido.

Publicitário com aproximadamente 10 anos de experiência nos mercados do nordeste e do sul do Brasil.

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